top of page

É Dia de Santo Reis!

  • Brenda Daniele
  • 30 de out. de 2025
  • 2 min de leitura

Atualizado: 4 de jan.

Se você fizesse uma enquete perguntando qual música não pode faltar no Reisado de Tiquaruçu, é quase certo que “A Festa do Santo Reis”, de Tim Maia, apareceria em primeiro lugar. É uma canção essencial: não pode faltar em nenhum ano. Arrisco dizer que é quase um crime cultural deixar de tocá-la.


Interpretada por Tim Maia, a música é carregada de alegria e significados. Ela funciona como um tempero especial, misturando o soul característico do cantor com a energia contagiante da festa popular. É uma injeção de ânimo que gruda na alma e faz o corpo balançar. A letra, aparentemente simples, carrega profundidade em cada verso. Ela traduz a animação do festejo e descreve os elementos que dão ritmo ao cortejo:


"Eles chegam tocando

Sanfona e violão

Os pandeiros de fita

Carregam sempre na mão"


A descrição dos instrumentos adornados com fitas, somada aos chapéus enfeitados e à bandeira, transporta o ouvinte diretamente para o meio do cortejo. É possível sentir a conexão, a emoção e a alegria coletiva que unem a comunidade em celebração. O refrão, leve e bem-humorado, provoca riso e canto ao mesmo tempo.


Dá para sentir o ritmo só de ler. A vontade é de sair dançando, de se misturar na multidão e celebrar essa união gostosa:


"Se deixar com eles

Eles levam até os bodes!"


Essa frase é a síntese da irreverência, da alegria solta e do jeito divertido e colorido de manter as tradições vivas. É uma canção leve e bem-humorada que nos faz viajar pela sua melodia, mostrando a alegria do povo!


Essa festa contagia a todos, unindo avós, pais e netos, e misturando o sagrado e o profano em um balanço perfeito. É uma celebração rica, com itens tradicionais e a força de elementos regionais, como a figura do vaqueiro, que fazem parte da nossa identidade cultural.


O Refrão: Um Convite Aberto e Contagiante!


O refrão é daqueles que a gente aprende na hora e já sai cantando por aí, um convite aberto para a festa, uma afirmação gostosa e despretensiosa:


"Hoje é o dia do Santo Reis!

Anda meio esquisito

Mas é o dia da festa

De Santo Reis"


A repetição não cansa; ela reforça e convoca todo mundo. Cole na gente! Venha participar,

sorrir e se envolver! Porque essa folia vai muito além da música: é sobre a força da comunidade, a beleza da nossa história e uma alegria que atravessa gerações. É um evento

que tem dia marcado para começar e terminar no calendário, mas que fica eternamente

gravado no coração de quem vive essa magia, a exemplo de Asa Filho:


Vídeo: Brenda Daniele com imagens retiradas do TikTok @timmaiaoficial

No fim das contas, ouvir essa canção é como se você entrasse no cortejo na mesma hora: a

vibração te toma, o calor humano te abraça e a festa te pega por completo! É impossível ficar parado, é impossível não se conectar com essa tradição que se mostra viva, atual e cheia de personalidade, do jeitinho que a Festa de Santo Reis deve ser mantida: com muita emoção, diversão e coração aberto!

Comentários


bottom of page